domingo, 31 de julho de 2011

AMOR PELAS PANELAS E TEMPEROS

Hoje, como sempre faço todos os domingos, vim almoçar na casa de minha mãe. E, depois do almoço, ela resolveu futucar em seus guardados receitas de culinária que ela arquiva de revistas e de cursos dos quais participa. No meio desses guardados, ela me mostrou um texto que escrevi sobre ela em 2004. O texto está impresso em uma folha de papel. E, como não lembro se tive a oportunidade de compartilhar isso com meus amados e insanos leitores, corri para o computador para transcrevê-lo.
Dona Nancy nasceu em Salvador, Bahia, na Cidade Baixa, mais precisamente em um local chamado de Bairro Machado. Ainda criança, aos 8 anos, enquanto brincava de panelinhas e comidinhas, despertou o gosto pela culinária. Aos 15 anos já tomava aulas sobre as artes do forno e do fogão com as irmãs do Círculo Operário da Bahia, no Largo de Roma.
Das brincadeiras de criança às responsabilidades de uma dona de casa, o amor de Dona Nancy pelas panelas só fez crescer. Ela faz parte de uma geração em que as mulheres começaram a deixar o lar para "trabalhar fora", encontrando como obstáculo a má vontade dos maridos e o preconceito da sociedade. Dinâmica, Dona Nancy foi à luta e chegou a se aposentar como funcionária pública municipal, mas nunca saiu da sua cozinha.
Dos docinhos e salgadinhos das festinhas de aniversário de seus filhos aos bolos artísticos, almoços e jantares de gala, são mais de 40 anos de experiência. E hoje, depois da aposentadoria e dos filhos criados, ninguém, pense que Dona Nancy se acomodou. Ao contrário, isso foi somente a deixa para ela se dedicar ao que mais gosta de fazer: cozinhar!
Com mais tempo livre, se dedicou ao aperfeiçoamento de seu talento e acrescentou mais conhecimento à sua prática. Entrou para a Associação de Culinaristas do Estado da Bahia, da qual é uma das lideranças, e através da qual dá e recebe aulas de culinária, ensinando e aprendendo. Sempre cheia de encomendas de uma clientela fiel, Dona Nancy não pára! Todos os dias, bem cedinho, por volta das 6h da manhã, ela já está na cozinha. Cabelo bem arrumado, maquiagem e roupa impecáveis, permanecendo assim até o final do dia. Um detalhe: ela não usa avental e mesmo assim consegue manter-se tão bem arrumada quanto alguém que está passeando num shopping, mesmo estando trabalhando na cozinha.
Outro detalhe importante: tão impecável quanto sua roupa é a sua cozinha. "À medida em que vou cozinhando, vou limpando", ensina, acrescentando que a organização e a limpeza da cozinha e dos utensílios usados são ingredientes importantíssimos da boa culinária. Aos 70 anos de idade, tem uma disposição de uma jovem de 20 e quem não a conhece não lhe dá nem 60 anos. Quando lhe perguntam qual o segredo do sabor dos seus pratos, ela responde que não há segredo. A prática leva à perfeição. Mas adverte que sempre procura usar ingredientes de qualidade - o que nem sempre implica em ser o produto mais caro. E sobre a sua "eterna" juventude, ela diz que também não há segredo. Mas quando perguntam quando ela vai parar de trabalhar, ela responde prontamente: NUNCA!

Esta é a minha mãe... 

2 comentários:

Chiz disse...

Mamãe Temporal é vento brando na cozinha... que beleza!
Parabéns.

Daniela Prata disse...

Adorei seu blog. Fuçando aqui na net, no orkut, te achei. Adorei, repito. Beijos, Daniela Prata.