domingo, 3 de outubro de 2010

EU ADORO VOTAR!


Hoje é um dia muito especial. Dia de eleição. Pode parecer esquisito para os meus amados e insanos leitores, mas, votar é uma das obrigações que eu cumpro com o maior prazer. Sei que muita gente acha que o voto não devia ser obrigatório, etc e tal. Eu também acho, mas não quero discutir isso aqui. Quero apenas falar da minha alegria de votar.

ADORO VOTAR! Toda as vezes em que eu vou votar, lembro que a primeira vez em que eu votei para presidente eu tinha quase 30 anos! E que hoje, minhas filhas podem fazer isso com apenas 16. Isso é uma maravilha!!! Quando eu tinha 16, VOTAR era meu sonho de consumo! Mais que carteira de motorista, o título eleitoral (que naquela época tinha foto) era o documento que eu mais almejava. E vejam só, durante muito tempo meu título de elitor não serviu pra nada. Era apenas um documento vazio...



Até hoje me recordo da agonia que eram as eleições na época de ditadura. Não havia alegria, liberdade. As pessoas não podiam se expressar e nem todo mundo podia votar ou ser votado. Meu primeiro voto na vida foi para vereador, eu acho. Sim, porque a gente só podia votar para legislativo. Mesmo assim, só tinham dois partidos ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e nenhum dos dois usavam a letra P na frente porque os partidos políticos estavam proibidos de existir.



PCB, PCdoB, PDT, PTB eram siglas mortas e ninguém podia sequer mencionar esses nomes sob pena de ficar taxado de ser anti-regime ou pior: COMUNISTA, SUBVERSIVO!



Era uma época em que a propaganda eleitoral era restrita. A TV só podia mostrar a foto, o número do candidato e o partido com uma locução em off que dizia a única informação permitida: o nome, o número, o partido e o cargo ao qual ele estava se candidatando.





O voto era manual. A pessoa tinha que saber fazer o XIS na cédula eleitoral e os analfabetos foram, durante muito tempo excluídos também desse processo. Durante muito tempo se acreditou que os analfabetos não podiam votar porque eles não SABERIAM votar. Entretanto, a história prova que tem muita gente letrada que também não sabe...


Hoje a urna é eletrônica, os analvabetos votam, as mullheres também, os jovens os idosos, todo mundo PODE votar! E toda vez em que eu vou votar eu celebro internamente a LIBERDADE!




BOM VOTO PARA TODOS VOCÊS!


BEIJOCAS E TABOCAS!

Nenhum comentário: