sábado, 5 de setembro de 2009

SOL DE PRIMAVERA

Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos, quero ver brotar o perdão, onde a gente plantou, juntos outra vez...

Então, setembro chegou e com ele, daqui a pouco, a primavera. Gosto do mês de setembro. Até porque ele pré-anuncia o final do ano. Ele é o primeiro mês da série que termina em BRO. O fim do ano começa em setemBRO e termina em dezemBRO.

Entra ano, sai ano e eu continuo sendo a mesma pessoa aloprada de sempre. Uma mulher com os mesmos dilemas de sempre. As mesmas angústias, as mesmas alegrias, a mesma falta de tempo e os mesmos motivos para continuar.

De vez em quando passo laquê no sovaco em vez de desodorante e escovo os dentes com a espuma de barbear do marido... Mas tudo bem. Continuo sem respostas pra muita coisa. Mas, quem liga? As vezes nem sei mais as perguntas.

De vez em quando tenho vontade de parar o tempo pra ter mais tempo. Mas, pra quê mesmo eu quero tempo?

Segunda-feira é feriado e, nessa véspera de feriado, minha maior preocupação no momento é não me exceder no fim de semana prolongado.

CARURU: O MAPA DO INFERNO!



E mal começou setembro e eu já fui convidada para um caruru. Meus amados e insanos leitores sabem que CARURU na Bahia não é apenas um prato típico, mas um evento social. Viver na Bahia e não ser convidada para um caruru de São Cosme em setembro ou de Santa Bárbara em dezembro, é sinal de que você é uma pessoa excluída socialmente.

Pouco importa se você não gosta de quiabo, camarão seco ou dendê. Ir a um caruru é muito mais do que isso! E tem que comer! Porque ir a um caruru e não comer, é desfeita! Agravo ao dono da casa! Pior: aos santos gêmeos, Cosme e Damião. Por isso, se você for convidado pra ir a um caruru, vá preparado para COMERRRRR! E não comer mais nada o resto da semana. De acordo com a tabela do Vigilantes, 3/4 de xícara de caruru com 1/2 xícara de arroz branco = OITO PONTOS! Vatapá (3/4 de xícara) = DEZ PONTOS! Feijão fradinho = SEIS PONTOS! Farofa de dendê = QUATRO PONTOS! Tá fazendo a conta? Xinxin de galinha nem tá na lista! E ainda tem o acarajé, o abará, o acaçá... MISERICÓRDIA!!!
Mesmo assim, reze para ser convidado, porque na Bahia, quanto mais convites para caruru, mais querida a pessoa é. É uma demonstração de prestígio social. Agora, se você ainda não recebeu um convite para ir a um caruru, coloque suas barbas de molho. Você não deve ser muito popular.
Olha só tamanho do prato! Vai encarrar?

2 comentários:

Adriana Goldbaum disse...

Nossa!!
Gigante!
Nunca tinha ouvido falar em cururu e olha que minha avó é baiana... é uma car com quiabo?? é isso? rss
Faça um prato suuuper chic... tipo de restaurante frances rss
só uma degustação básica...

Rosi disse...

E aí ... rs )))
Você pode até ser a mesma pessoa ,
mas está cada dia mais magra !!!
Nada de muito caruru !!!!