sábado, 26 de setembro de 2015

A MINHA FANTÁSTICA COMPANHIA

Certa vez, disse a maravilhosa atriz Cleide Yaconis: "Não sei o que é solidão, Nunca me senti só. Acho fantástico ficar comigo mesma, com minhas milhões de dúvidas e preocupações". Eu penso assim: Aprecio muito os outros, mas acho fantástica a minha companhia!
Pode parecer até presunção ou autocentrismo da minha parte mas, sou uma pessoa que adora estar em sua própria companhia. Sempre foi assim, desde pequena. Brincar com meus irmãos e amigos era ótimo! Mas brincar sozinha com meus castelos e amigos imaginários era muito legal!
Demorei até entender o valor disso porque como apreciar sua própria companhia lhe dá um alto grau de autonomia e independência, isso assusta as outras pessoas que acabam por nos impor rótulos de esquisito, excêntrico e por aí vai. 
Na infância e na adolescência eles tentam tirar isso de você dizendo que o bom mesmo é estar com os outros. E é bom. Mas nada supera a delícia que é de gostar de estar consigo mesmo! Em todas as idades! Mas é na maturidade que essa questão torna-se mais evidente, afinal envelhecer é tornar-se só.
Filhos crescem, netos crescem, cônjuges, parentes e amigos morrem... Quem fica, fica só. 

E se essa pessoa não sabe ou não gosta de apreciar a sua própria companhia, está fadada à depressão. Durante algum tempo, até me senti estranha por ser alguém que aprecia estar só. Mas nunca me importei muito de parecer ser estranha. Hoje eu reconheço mais valor nisso quando vejo minha mãe: uma senhora de 82 anos que mora sozinha, mas que não se sente só.
Seus filhos cresceram, seus netos cresceram, seu marido morreu, mas a vida dela segue como a de todo mundo que está vivo! Ela teria tudo para se tornar uma velha amarga e carente, exigindo ou reclamando atenção dos outros, fazendo chantagens emocionais e outras coisas do gênero. #SQN
Isso não quer dizer que os filhos e netos sejam ingratos. Sempre estamos visitando-a, mas não vivemos mais em função dela como era no passado. Minha mãe é uma pessoa independente e sadia não só do ponto de vista financeiro, mas, principalmente do aspecto emocional. Tem sua própria rotina e agenda de compromissos e interesses. E mais: aprecia sua própria companhia. Isso é fundamental na sua vida!
Eu também sou assim. Não posso dizer que aprendi isso com minha mãe. Mas talvez tenha herdado isso dela. Sempre amei a presença da minha família, mas sempre soube apreciar os momentos em que eles não estão perto. Gosto quando a casa está cheia e barulhenta. Mas gosto também quando está vazia e silenciosa.
Gosto de apreciar uma boa leitura, uma música, um bom filme sozinha. Ou ficar absorta nos meus pensamentos e viajando na minhas lembranças. Desfrutar um bom vinho, ou uma dose de whisky. Tomar um banho prolongado como se fosse uma atriz de Hollywood. São algumas coisas que me fazem gostar de estar na minha companhia. Não que isso não seja delicioso de fazer com alguém. Mas poder estar sozinha e feliz, não tem preço!

Nenhum comentário: