sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

SEM CARRO EM SALVADOR

Acabei de postar no Twitter e no Facebook que só tem uma coisa que eu detesto mais do que dirigir em Salvador. É ficar sem carro em Salvador. Pode parecer uma contradição, mas não é. Dirigir em Salvador é, para falar em bom baianês, uma disgraça! Baiano ao volante é mais apressado que o mais apressado dos paulistanos. E mal educado como ele só. Falo porque sei e posso, já que sou baiana da gema do ovo, nascida e criada nessa cidade do Nosso Senhor do Bonfim, onde ninguém respeita nada. Aff!
O trânsito nesta cidade onde todo mundo é d'Oxum só piora! O número de veículos só aumenta e a quantidade de ruas não. A falta de gentileza do baiano no trânsito já está ficando quase tão famosa quanto a sua hospitalidade. Mas sinceramente o baiano só é gentil quando está fora do automóvel. Dentro dele, somos selvagens na pior definição da palavra.
Os engarrafamentos estão cada vez maiores e mais demorados. Perde-se um tempo enorme neles. A depender da hora em que você sai do trabalho, é mais produtivo ficar um pouco mais no escritório até passar a agonia da Ave Maria... Muitas vezes é melhor ficar no trabalho por mais meia hora do que gastar essa meia hora dentro do carro ou pior: de um ônibus sem sair do lugar. Hoje em dia tá ficando tão ruim, que num tem mais hora nem lugar. A qualquer momento o engarrafamento se forma. Basta alguém com pneu furado, um carro quebrado e pronto! Se for batida ou acidente com vítima então... Parece que as pessoas vão pra rua só pra ficar no engarrafamento. Que nem carnaval, só que sem trio elétrico. Quer dizer... Tem umas pessoas que transformam os porta-malas de seus carros em verdadeiros trios elétricos. Esses são os verdadeiros malas do trânsito, uma vez que marcam sua presença nos engarrafamentos com um tum-tu-ru-tu-tum infernal seja na frente ou atrás do seu carro. Tem criaturas cujo som é tão alto que provoca trepidação nos outros carros.
Outra disgraça maior ainda é ficar sem carro em Salvador. Primeiro não existe na cidade um sistema de transporte de massa que permita a pessoa ir e vir com o mínimo de decência. Metrô não existe. Nem é bom falar sobre isso, senão vira briga política, porque a porcaria da obra do metrô tá parada há mais de uma década... A prefeitura diz que a culpa é do governo do estado, o governo do estado bota a culpa na prefeitura que culpa o governo federal. E o povo que ande a pé!
Andar de buzu na capital baiana é cansativo, desgastante e irritante. Eu diria quase impossível. Além de ser caro. Muito caro. Estão sempre sujos e fedorentos. Nada justifica a falta de higiene! Fora que, por serem em quantidade insuficiente para a demanda de passageiros (e não venham me dizer que não é), os coletivos estão sempre lotados. Não foi à toa que foram apelidados de GOL, que significa: Grande Ônibus Lotado. Não consigo imaginar uma pessoa que esteja razoavelmente bem vestida para o trabalho ou qualquer outro compromisso que consiga chegar ao seu destino final sem estar com a roupa tão amarrotada quanto um maracujá de gaveta e com cheiro de suvaco mal lavado.
Taxi é outro serviço miserável em Salvador. Mas esse é tema para um outro post!

4 comentários:

Chiz disse...

Nossa! Que houve com seu carro?

Valentina disse...

É isso mesmo amiga...uma disgraça!!! Enfrento isso todos os dias e, faltou vc abordar um outro ponto disgracento dentro dos ônibus: o povo que resolveu abolir os fones de ouvido...daí, vc TEM QUE OUVIR de arrocha a pagode carioca, passando pelo gospel,mulher maravilha e fechando em "vou não..." o fim...

Então, se acalme, respire fundo e agradeça muito a Deus porque sei lá, amanhã vc já estará motorizada de novo. Já eu...vou ter q esperar mais um pouquinho, rsrsrsrs ;)

Bjs!

Gleide

Suely Temporal disse...

Obrigado pelos comentários. Na verdade não houve nada com meu carro. Apenas revisão de rotina... bjo

Newton Bahia disse...

Su, voc~e esqueceu de falar que os ônubus além de virarem grandes máquinas de matar e engolir os veículos menores, são uma forma extra de se morrer, sem saber nem o porquê, por conta dos assaltos constantes.
Uma "Disgraça", Uma "Misera", um Deus nos acuda. "crendeuspai"!