segunda-feira, 1 de novembro de 2010

ONDE VOU PASSAR O REVEILLON 2010/2011

Mal havia saído o resultado das urnas da eleição presidencial e fui desafiada pelo meu amigo e inexorável guru, CARLÃOZINHO DA BAHIA, mundialmente conhecido como BIG LITTLE CHARLES OF BAHIA, a escrever um texto sobre esse momento histórico que conseguimos presenciar: o da eleição de uma mulher para presidente da REPÚBLICA.
Fiquei pensando o que eu iria escrever... Muitos sentimentos, emoções, fatos históricos e lembranças vieram à tona. Lembrei que há 76 anos as mulheres não podiam votar nem no Brasil e nem na maioria dos países do mundo. O voto feminino só foi regulamentado em 1934! Lembrei que muitas mulheres ainda hoje em dia ainda são assassinadas pelos seus maridos, namorados e amantes... Lembrei que na maioria das empresas, as mulheres, embora exercendo cargos iguais aos dos homens, ainda ganham menos que eles. Lembrei que embora sejam maioria no mercado de trabalho, as diretorias e presidências das empresas públicas e privadas ainda são cargos reservados preferencialmente aos homens. Lembrei que quando conseguem exercer um cargo desse, a mulher tem que se provar diariamente enfrentando preconceitos machistas tão arraigados quanto disfarçados na nossa sociedade.
Mas, entre as lembranças mais bacanas, não pude deixar de lembrar que em 1º de janeiro de 2003 eu estava, ao lado do meu marido, minha filha e minha sobrinha, em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, entoando, emocionadíssima, juntamente com milhares de outros brasileiros anônimos como eu, o HINO NACIONAL, ao ver passar o carro que conduzia LULA, o primeiro OPERÁRIO eleito presidente do Brasil. Foi um momento histórico e inédito que jamais esquecerei!
Oito anos depois, outro momento desse se avizinha. Por isso, já decidi que o meu próximo reveillon será em BRASÍLIA e no dia 1º de janeiro de 2011 estarei, mais uma vez, na ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS, entoando emocionada o hino do meu país. Não dá pra perder mais uma posse inédita!
Lembrei do que disse minha amiga e jornalista Socorro (Help) no Facebook. "Nessa eleição tem tanto de nossas lutas. De muitos que votaram em Serra, em Marina, em Plínio. Até do próprio Serra, da Marina e do Plínio..."
É isso aí. Por essas e outras é que já marquei esse compromisso na minha agenda. Dessa vez, pretendo levar a minha filha caçula, que na posse de Lula era muito pequena pra enfrentar multidões. Muita gente torceu o nariz para a minha atitude de ter ido participar anonimamente da primeira posse de Lula. Mas eu nunca me importei com narizes torcidos. Nem sei se minha filha e minha sobrinha encaram este dia como um dia especial em suas vidas. O dia em que elas presenciaram um FATO HISTÓRICO. Não assitiram pela TV ou pela Internet. A GENTE ESTAVA LÁ!
Ontem, conversando com minha sobrinha, que hoje estuda Medicina, ela ironizou o fato. Se esqueceu de que naquele dia em 2003, ela PEDIU para que eu a levasse. Acho que ela ainda não sabe que para ser uma boa médica, ela terá que ter um elevado entendimento sobre O SIGNIFICADO DAS COISAS. Vai ter que ir além do óbvio e analisar os acontecimentos com mais profundidade do que a superficialidade das notícias... Tenho esperança de que a menina que me pediu para ir à posse de Lula prevaleça sobre a moça que está fazendo Medicina só pra ganhar dinheiro. Ou porque acha bonito ou porque é uma carreira que dá STATUS. Acho que ela ainda é aquela menininha...
A minha filha, está fazendo Jornalismo. Também espero que ela consiga enxergar além do óbvio. Na sua profissão, ela, mais do que ninguém vai precisar disso. Tenho esperanças de estar com ela nesse primeiro de janeiro de 2011 na ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS. Afinal, a primeira presidente a gente nunca esquece!

Nenhum comentário: