terça-feira, 27 de outubro de 2009

SAUDOSISMO...


Não é de hoje que o pessoal fala e quando o povo fala, ou foi, ou é, ou será: ESTÃO COMENDO OS GANSOS DO DIQUE DO TORORÓ. Segundo uma matéria publicada na edição de hoje do Jornal A Tarde, há controvérsias. O povo diz que os gansos estão indo parar na panela da população, mas a Conder afirma que as aves estão sendo transferidas para uma fazenda em Lauro de Freitas porque estariam destruindo a vegetação local. Há aí um conflito de fontes.
Na condição de pessoa saudosista, lembro do tempo em que as pessoas APENAS afogavam o ganso!
Ler jornais é algo que me deixa saudosa. Embora lê-los seja a minha prática de todos os dias, algumas notícias são tão déjà vu que não há como evitar o saudosismo. O Correio* de hoje traz uma matéria sobre os "RETIRANTES DO SUS". O meu insano e amado leitor certamente não sabe do que se trata, mas a matéria explica que 29 prefeituras de municípios da Chapada Diamantina mantêm estruturas para abrigar pacientes em tratamento de saúde em Salvador. Esta notícia me fez ter saudades das antigas residências universitárias.
No tempo em que eu era estudante, a capital era repleta de residências de estudantes vindos do interior pra estudar na capital. Eram as chamadas repúblicas estudantis. Ambientes alegres, onde as pessoas respiravam cultura e rebeldia... Agora os estudantes do interior não vem mais estudar na capital, mas os doentes estão chegando aos borbotões... O que é mais triste. Porque ter que vir à capital estudar é uma coisa ruim. Porque o certo é que a pessoa possa completar seus estudos perto da sua casa e servir à sua comunidade.
Com a doença é mais cruel ainda... Essas pessoas não têm recursos e as prefeituras das suas cidades pagam pra mentê-los na capital porque é o "hospital mais perto de casa". Estamos falando de uma distância que é em torno de 500km. O pior é que esse pessoal não vem pra Salvador a passeio ou curar um resfirado. São pacientes em tratamento de doenças graves como: câncer, problemas cardiovasculares, renais, etc. Muitos vêm de ambulância, sentindo dores... Alguns morrem na estrada. Nessas residências, verdadeiras "repúblicas de pacientes", não há alegria e nem rebeldia. Há tristeza e uma resignação sem remédio.
Atualizando a balança comercial:
perdi mais 500g!!!
Rumo à meta!
FUI...

Um comentário:

Hector Salas disse...

Pois então...Se o povo comia os calangões que habitavam a Praça da Piedade, que dirá os penosos...