quinta-feira, 8 de outubro de 2009

BRASÍLIA FORA DO PLANO


Visão da rua em que minha irmã mora no Guará II

Desenhada e planejada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, executada por Juscelino Kubitcheck há quase 50 anos,Brasília é uma cidade de extremos: AME-A OU DEIXE-A. Passando uns dias por aqui esse sentimento torna-se mais compreensível porque na verdade exitem duas Brasílias, a Brasília do Plano Piloto, da Esplanada dos Ministérios, do Eixo Monumental e das Super Quadras e a Brasília das cidades satélites que nada têm a ver com o Plano.
Na verdade, só me sinto em Brasília quando passo pela Praça dos Três Poderes. Fora desse eixo, é como se eu estivesse em Feira de Santana ou outra cidade qualquer. Fora do Plano Piloto, Brasília é um não-lugar. Sem identidade e com todos os problemas que a maioria das cidades têm: engarrafamento, miséria, falta de saneamento, falta de assistência à população e transporte público CARO e de PÉSSIMA qualidade. Brasília só é cidade para quem tem carro. Quem precisa de ônibus, ou mesmo metrô, tá lascado! Brasília foi feita para andar de carro e morar no Plano Piloto: Asa Norte ou Asa Sul. Se estiver fora do Plano, está fora dos planos...


A rua da minha irmã vista de outro ângulo. É Guará II (BSB), mas é a cara de Feira de Santana!

Uma pessoa que mora no Guará (cidade satélite) e estuda na UNB, é alguém fadado a sofrer. Não apenas porque é longe. Mas porque NÃO EXISTE um meio de transporte público regular que leve a pessoa até lá, a não ser CARRO. Para chegar à UNB, o estudante do Guará tem que caminhar até o metrô, descer na Estação Rodoviária e pegar outro ônibus que o levará à Universidade. Para ir de ônibus do Guará pra UnB o estudante tem poucas opções já que os ônibus são escassos. Tem um às 8h30, outro às 10h, e outro às 11h45... Mais ou menos assim. Se for fora desses horários, esqueça!
Ontem experimentei andar sem carro em Brasília e não gostei da experiência. Saí do Guará e depois de quase meia hora de caminhada consegui chegar até a estação do metrô que fica a mais ou menos um km de distância da casa ma minha irmã. Depois de conseguir pega o metrô, desci na Estação Galeria e caminhei outra vez feito um camelo no deserto para chegar à minha reunião dos Vigilantes no Pátio Brasil
A Asa Norte não tem metrô por isso, o Metrô de Brasília não contempla a todos os cidadãos. Aliás, como tudo nesse nosso Brasil tão desigual. Sendo Brasília a capital, porque seria diferente?
FUI!

Nenhum comentário: