sexta-feira, 3 de julho de 2009

PONTOS FLEX – GASTEI TUDO NUMA SENTADA!

Como já era previsto, fui almoçar com duas amigas Anna Valéria e Vera Rocha no BUONGUSTAIO. Ai, ai... Os 35 pontos flex da semana inteira se consumiram numa sentada! Tava indo bem. Comecei pedindo um peixe grelhado com alcaparras e risoto de brócolis... Água mineral gaseificada e aromatizada de limão (zero ponto). Até aí tudo bem.
A desgraceira se deu na hora da SOBREMESA! Comi um canutilho de amêndoas, recheado com um MARAVILHOSO E ESCANDALOSO crème brûlée (uma das mais famosas sobremesas da França) acompanhado de uma bola de sorvete de creme, duas rodelas de maçã grelhadas e um molho de frutas vermelhas. Ai, ai...
Não precisava nem ter almoçado, né?

RECEITA DO CRÈME BRÛLÉE (tem que fazer biquinho para pronunciar, mas se tiver de dieta, esqueça!)

5 gemas (misericórdia!)
1/3 xícara (chá) de açúcar (aff!!)
350 ml de creme de leite fresco (até agora num vi nada diet)
100 ml de leite (danou-se!)
1 ½ colher (chá) de essência de baunilha
açúcar para caramelizar (aí é que a porca torce o rabo!)

Modo de Preparo
1. Pré-aqueça o forno a 160°C (temperatura média-baixa).
2. Separe as claras das gemas. (As claras não serão utilizadas nesta receita, mas você pode guardá-las para preparar um pudim de claras.)
3. Coloque as gemas na tigela pequena da batedeira. Junte o açúcar e bata em velocidade alta até obter um creme bem claro.
4. Pare de bater e adicione o creme de leite, o leite e a essência de baunilha. Misture bem com uma colher. Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Enquanto isso leve uma panela com água ao fogo alto. Ela será usada para o banho-maria.
5. Com uma colher, retire toda a espuma que se formou na superfície da mistura de gemas. Distribua o creme entre seis tigelinhas refratárias (que possam ir ao forno) -podem ser ramequins, aquelas forminhas de suflê.
6. Arrume as tigelinhas numa assadeira retangular. Leve a assadeira ao forno e, antes de fechar a porta, coloque água fervendo na assadeira, com cuidado, para assar em banho-maria. Deixe assar por 40 minutos.
7. Retire a assadeira do forno e as tigelinhas do banho-maria. Deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo 6 horas.
8. No momento de servir, polvilhe açúcar sobre toda a superfície do creme.
9. Coloque uma colher de sopa na chama do fogão para aquecer bem. Use uma luva, ou pano de prato dobrado, para não se queimar!
10. Encoste as costas da colher quente na superfície do creme, fazendo movimentos circulares, para caramelizar o açúcar. Caso precise, repita esta operação até caramelizar toda a superfície, mas não deixe queimar demais o açúcar.

PRONTO! TÁ FEITA A MISÉRA! QUANTOS PONTOS SERÁ QUE ISSO TEM?

Nenhum comentário: