quarta-feira, 1 de julho de 2009

MUDANÇA DE HÁBITO

Não sou nenhuma Whoppi Goldberg, mas o que estou tentando fazer na minha vida é uma mudança de hábito. É um ato de rebeldia, como fazer uma tatuagem no braço ou colocar um piercing na língua. Agora são 23h24 e eu estou deitada na minha cama depois de um dia exaustivo no qual comecei minha dieta de Vigilantes do Peso. O dia ainda não acabou e eu me surpreendo com um “saldo” de dois pontos. Consulto o livrinho: posso comer uma xícara de iogurte natural desnatado ou um copo de suco de limão (arg!) ou ainda um copo de leite desnatado, uma fatia de pão de forma light (sem nada em cima)... Ai, ai... Acho que vou desperdiçar esses dois pontinhos. Não me vejo comendo nada disso. Queria mesmo era um copo gigante de coca-cola com biscoito Bono recheado ou pelo menos um misto quente com suco de laranja. Ô vida...
Descubro que na realidade não estou com fome, mas com vontade de comer.
Confesso que é uma mudança de hábito e tanto passar o dia fazendo conta na hora de comer. Prestando atenção às coisas que eu como. Para mim o ato de comer sempre foi meio que automático e diretamente ligado ao prazer. Assim como não vou pra cama com quem não gosto, não como o que não gosto. E pronto! Esse negócio de se deliciar diante de um prato de folhas só porque faz bem à saúde é tão irreal pra mim quanto ver um disco voador pousar na praia lotada em pleno domingo ao meio dia. É que nem Papai Noel, não existe. Mas tem gente que acredita.
Minha sócia, Cíntia Medeiros é dessas pessoas que são capazes de lamber os beiços comendo chuchu. Isto pra mim é ficção. Comer chuchu é que nem dançar com o irmão. A gente não sente nada. Foi ela quem me assessorou neste meu começo de Vigilantes. Ela é uma Vigilante vitalícia. A carteirinha dela é azul. Conhece de cor a tabela de pontos. Sabe os pontos de qualquer alimento que você disser. Foi ela quem me ajudou na hora do almoço. Não pude deixar de sentir uma certa satisfação quando ela aprovou o meu primeiro almoço de Vigilantes. Sinal de que eu estou fazendo tudo certinho. Pelo menos até agora! Afinal minha meta não é fácil. Tenho que perder 11 quilos!!!
FUGINDO DAS CILADAS

Declinei o convite da minha sócia para ir almoçar no shopping. É muita tentação para uma principiante como eu. Portanto, atravessei a rua do meu trabalho até o restaurante a peso levando apenas 20 reais. Em se tratando da região da Av. Tancredo Neves, 20 pila num dão pra nada! Pra não pagar muito mico me recusei a levar o livrinho, mas dei uma estudada cuidadosa antes de ir para o restaurante. Comecei pelas saladas. Mas pulei as folhas. Meus insanos leitores sabem que eu tenho antipatia à alface. Achei a beterraba simpática e, cheia de insegurança coloquei umas duas colheres de sopa. Beterraba é ZERO PONTO. Mas cozida só pode até meia xícara. Depois da beterraba passei batido por tudo que é gostoso nesse mundo e fui direto para o arroz branco: SÓ MEIA XÍCARA! Aí cheguei no feijão (não é feijoada), colocando a mesma quantidade do arroz. Para finalizar: um filé de frango do tamanho da palma da minha mão, sem os dedos. E pela primeira vez na vida desejei ter uma mão maior...
Ah! A farofa, já ia esquecendo de falar da farofa. Tenho um problema com dietas porque não consigo viver sem pão e sem farinha. Por isso coloquei uma duas colheres de sopa de farofa no prato, mesmo sem saber se devia ou não. Afinal, farofa não estava no script. Fiquei contente ao descobrir que farofa PODE! Quatro colheres de sopa equivalem à 2 pontos. Fiquei mais tranqüila assim.
As sobremesas ficaram lá me chamando, mas eu nem deu ousadia. Pavê de chocolate, pudim, torta de morango com chantili. Que horror! Peguei uma H2O de maçã e me piquei pro caixa. Deu 20 reais certinho! Levei tudo pra o escritório e comi lá mesmo. Sob os olhares incrédulos e divertidos dos colegas. Descobri que de uma maneira ou de outra, TODO MUNDO já fez dieta na vida. Menos eu. Sou marinheira de primeira viagem.
Total de pontos do almoço: 9
GORDO É UMA MERDA!

Mal termina uma refeição e a gente já vai planejando a próxima: o lanche da tarde. Conforme disse ainda não ainda tenho em casa essas coisas de dieta... Aí acabei pulando o tal do lanche. Como num jogo, avancei mais uma casa e às 16 horas compareci a uma reunião de trabalho com um cliente. A reunião atrasou e eles estavam comemorando os aniversariantes do mês (nota de agenda: jamais marque reunião com clientes no fim do mês). Simpaticamente a secretária me chamou para “bater” os parabéns. Tive vontade de bater nela, mas delicadamente recusei. Dieta é uma merda! É tão antissocial.
Tal qual o Pavilhão Nacional, permaneci impávido colosso diante do que se passou sob meus olhos: uma majestosa torta de morangos (ela outra vez!), pãozinho e, a tortura suprema ENORMES BRIGADEIROS! Isso não se faz!
NOTÍCIA TRISTE

Enquanto aguardava a reunião começar e resistia bravamente a essas tentações todas, meu telefone tocou. Era minha madrinha informando do falecimento de meu primo Toinho. Um primo muito querido o qual eu não via há muito tempo. Morto prematuramente, Toinho tem apenas três anos a mais do que eu... Tive vontade de chorar e me atirar naqueles brigadeiros. Mas me lembrei das nossas brincadeiras de quando a gente era criança e me perdi nos meus devaneios... Obrigado, primo.
Com essa notícia, não eu não podia ficar mais ali. Pedi licença e fui embora. Triste. Muito triste, mas sem furar a dieta.
Já eram quase 18h quando saí de lá. Fui ao hospital ver meu pai que continua internado. Fiquei com ele enquanto minha mãe foi jantar. Na volta, ela me ofereceu bolo de aimpim. Pode? Disse não. Mas ta tão gostoso, insistiu. Expliquei rapidamente o lance dos Vigilantes do Peso e ela, como todo mundo ficou bastante surpresa com a notícia. Em seguida me ofereceu tangerina. Fruta pode, né? Olhei no livrinho e não vi a pontuação da tangerina, mas, como ela é prima da laranja, resolvi dar a ela os pontos da laranja. Encarei a tangerina (na verdade duas pequeninas tangerinas) como o lanche que eu havia pulado.
Total do lanche: 2 ptos

JANTAR COM AMIGOS


Depois do hospital, fui buscar Milena, minha filha na casa de Cláudia e Adriano. Fofa, Cláudia estava me esperando com um jantar. Colega do Vigilantes, amiga de fé, minha irmã, camarada, me recebeu com um prato com MEIA lata de um delicioso atum em conserva de água, uma fatia de pão de forma light coberto com uma colher de sopa de queijo cotage e uma caixinha de chá verde.
Total do jantar: 3 pontos.
Total de pontos do dia: 19. A rigor ainda tenho três pontos pra gastar. Mas como disse no início, vou desperdiçar, porque essa promoção não é Smiles. É não cumulativa. Não se pode deixar pra amanhã os pontos que se pode comer hoje. E, embora já seja amanhã. Eu não dormi ainda, por isso, não posso considerar que já estou no dia seguinte.
Mas, tá na hora de botar os olhos na caixinha.

Nenhum comentário: