terça-feira, 22 de julho de 2008

TODO MUNDO QUER FALAR!!!!

Acabo de receber no meu e-mail a propaganda de mais um Curso de Oratória, que promete ensinar as pessoas a falarem em público. Pela quantidade de material de propaganda que recebo e vejo nas ruas, este tipo de curso deve ser um sucesso entre as pessoas e deve dar muito dinheiro e resultados (não sei se pra quem faz ou pra quem ministra o curso).
Melhore sua imagem pessoal, aprenda a influenciar pessoas através da argumentação, aprenda a vencer debates e discussões... Parece que todos estão olhando para o próprio umbigo. Fiquei pensando: já pensou se TODAS as pessoas do mundo tomassem um curso desse? Teriamos oradores capazes e competentes, mas quem iria escuta-los? Fiquei pensando: será que precisamos mesmo aprender a falar em público? Outro dia li um artigo em alguma revista que não me lembro o nome, que dizia que o segundo maior medo do ser humano é falar em público. O primeiro é MORRER...
Talvez, baseados nessas pesquisas é que existam tantos cursos para se dominar a técnica de falar em público. Mas eu acho que as pessoas precisam mais é de dominar a técnica não da ORATÓRIA mas a da ESCUTATÓRIA, já que é cada vez menor o número de pessoas dispostas a ouvirem umas as outras. É tanta gente falando tanta coisa ao mesmo tempo que ninguém pára para ouvir. Tenho certeza que, no dia em que houver um curso de escutatória, este seá um sucesso! Em mesma serei a primeira a me inscrever!

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa!
Mais um capítulo da série: "coisas que acontecem no Brasil".

Etalelê.
Bjs,
Nil