sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

JÁ É CARNAVAL, CIDADE!



2007 ainda nem terminou, mas Salvador já respira carnaval. Eu falei respira, não apenas pelo clima de festa que domina a cidade, mas também pelo tradicionai cheiro de mijo que toma conta das ruas. Creio que Salvador seja uma das poucas cidade do planeta (talvez na África tenha algumas outras semelhantes) na qual os homens se dão à desfarçatez de fazer xixi em público.

E não é só no carnaval, onde as ruas estão abarrotadas de gente e a locomoção torna-se difícil e o número de sanitários químicos insuficiente. É o ANO INTEIRO! De janeiro à janeiro tem mijão em Salvador. Sinceramente sempre que vejo um homem mijando na rua tenho vontade de ter um estilingue e acertar a mira com uma bola de gude bem na cabeça do sujeito!

Os estudiosos em antropologia podem até dizer que isso é cultural! Era só o que faltava, mijar na rua também é CULTURA!!! Os sexólogos podem dizer que isso é uma questão de afirmação da masculinidade baiana... Os geógrafos e biólogos podem dizer que é uma questão de demarcação de território (como fazem os cachorros). Mas pra mim é falta de educação e PRONTO!

Tenho mais raiva ainda quando vejo que esse HÁBITO não é apenas passado DE PAI PARA FILHO, como também DE MÃE PARA FILHO. É comum ver mulheres baixarem as calças de seus filhos pequenos para ensinar como é que se mija na rua. Teve um dia em que eu presenciei o constrangimento da criança, que devia ter uns 4 anos, que não queria mostrar seu pinto pra todo mundo. E a mãe dizia: o que é que tem, meu filho?

Depois num podem reclamar dos marmanjos!

Nenhum comentário: