segunda-feira, 15 de outubro de 2007

O MAR QUE VIROU SERTÃO

Rio Javaé (Tocantins), julho de 2007. Foto tirada por Suely Temporal, esta que vos escreve.

Antônio Conselheiro nunca foi ao Tocantins, mas nem precisou disso para fazer a sua profecia mais famosa, de que mar um dia iria virar sertão. Foi assim, lembrando de Antônio Conselheiro, personalidade histórica, herói e mártir da Guerra de Canudos que vi, neste fim de semana, a notícia de que o rio Javaé, no Tocantins, um dos rios que, junto com o Rio Araguaia, abraça e forma a Ilha do Bananal, SECOU. E que, por causa disso, a Ilha do Bananal, que eu aprendi nos meus livros de geografia a chamar de "a maior ilha fluvial do mundo", deixou de ser ilha! Dá pra entrar na tribo Boto Velho a pé!!! Dá pra acreditar???

Meus insanos e desocupados leitores não devem estar entendendo nada. E devem estar se perguntando o que foi que me deu hoje para que eu tivesse esse repentino SURTO ecológico. Eu explico: hoje é o BLOG ACTION DAY. Blogueiros do mundo todo irão unir-se HOJE para colocar um assunto importantíssimo em pauta. Em 2007, o tema escolhido foi o "meio-ambiente". Todo blogueiro participante "postará" sobre o assunto utilizando seu estilo e tópicos relacionados ao seu próprio blog. Eu estou fazendo a minha parte!

Fiquei muito triste ao saber que o rio Javaé tinha secado porque quando a gente recebe uma notícia dessas e a gente num foi lá, num viu o tamanho do rio que secou, muitas vezes nem dá importância. Acha que é apenas MAIS UM RIO QUE SECOU... Mas quando a gente vê o rio cheio, aquele MUNDÃO DE ÁGUA... Num pode acreditar que secou, assim, de repente...

Esta sou eu, toda sorridente "navegando" no rio Javaé.
Aonde foi parar aquela água toda? Ainda se fosse CERVEJA, dava pra entender o sumiço. Mas água!!!

2 comentários:

Nimue disse...

Puxa, que notícia!
E tu, tatu, como tu tá?
Beijos,
Nil

Anônimo disse...

Cara Suley,

Eu, Kiko Nascimento, quero convidá-la a participar de um projeto de discussões sobre a nossa cidade. o Salvador em Foco.

É o Salvador em foco. Um fórum de discussões sobre Salvador onde não relatamos só problemas. Como dicas de lazer, e tudo que Salvador nos oferece.
Dê uma conferida lá: http://salvadoremfoco.ning.com e participe.