sexta-feira, 18 de maio de 2007

AQUECIMENTO GLOBAL E OUTRAS SITUAÇÕES PAULISTANAS

Ontem e hoje fez calor... Segundo Maurício, meu afilhado e anfitrião aqui em São Paulo, é o efeito do aquecimento global. Sendo assim, não pude usar meus modelitos de inverno. Olhei para mala e vi que não tinha vindo com as roupas certas e passei calor, muito CALOR... No Metrô, nem se comenta! Será que dava pra alguém ligar o ar condicionado do MUNDO??? A sorte é que no Centro de Convenções Rebouças o ar condicionado tem um funcionamento adequado...
São Paulo é mesmo uma cidade esquisita, pois com todo calor que está fazendo é possível ver nas ruas gente vestida com roupas de frio, como eu, por exemplo. Isto se dá, explicam os nativos, porque a qualquer momento, o tempo pode mudar e é melhor ter um casaco na mão do que ser pego com as calças na mão.
I WANNA WAKE UP IN A CITTY THAT NEVER SLEEPS...
Como uma espécie de Nova Iorque tupiniquim, São Paulo também pretende ser uma cidade que não dorme. Sendo assim, ontem, depois que terminaram as palestras do congresso ontem, fomos visitar o MASP, que fica aberto, às terças e quintas, até às 10 da noite. Fiquei pensando na minha cidade, tão turística, onde os museus têm uns horários tão restritos quanto mal divulgados... Descobri que, ao contrário de Salvador, os pauistanos também frequentam os seus museus. Pelo menos o MASP, onde tem um restaurante que também funciona até as 10 da noite... Na Bahia, se alguém cometer um crime e não quiser ser encontrado por um vizinho ou conhecido deve frequentar museus...

Além dos paulistanos, no MASP encontrei também (como era de se esperar) Rembrandt, Césanne, Van Gogh, Gauguin, Matisse, Tolouse Lautrec, Monet, Picasso, Goya, entre outros. E o que mais me chamou atenção no acervo permanente do MASP foi Renoir com suas banhistas gordinhas. Descobri que Renoir é um pintor ESPIRITUALMENTE MAGRO!!! GENTE!!! Eu sou um quadro de Renoir!!! Como ele é da escola IMPRESSIONISTA, fiquei realmente impressionada.

Renoir: qualquer semelhança comigo não terá sido mera coincidência.

Além de Renoir e sua thurma, encontrei Darwin no MASP. A exposição sobre Charles Darwin deveria ser OBRIGATORIAMENTE visitada por todos os estudantes do BRASIL. Mas parece que o mundo só considera BRASIL o eixo Rio-S.Paulo. Pena... Descobri muitas coisas que não sabia a respeito de Darwin, além da teoria da evolução. E saí de lá parecendo menos com um MACACO.

O MASP fica a duas quadras da casa de Maurício. E, por de estar tão perto de casa, resolvi ir a pé. Mas minhas gentis colegas Magnólia e Adriane insistiram e eu entrei no taxi delas para pegar uma carona... Foi aí que me perdi pela primeira vez em São Paulo. É que em vez de ir para um lado, fui para o outro... Logo que percebi o erro, desci do taxi, corrigi a rota e fui pra casa. Andei feito um camelo naquela Av. Paulista que é comprida como a minha lista de pecados... Paguei boa parte deles.

Hoje, último dia do congresso, como as palestras só começariam às 9h30, me dei ao luxo de acordar mais tarde e, quase me atraso! Como sempre, peguei o Metrô na estação Brigadeiro, que é quase na porta do prédio em que estou hospedada e fui no sentido Vila Madalena... Desci na estação Clínicas e caminhei até o Centro de Convenções Rebouças, que hoje me pareceu ser realmente bem mais perto da estação do que no primeiro dia. Será que estou virando paulistana?

MUNDINHO PEQUENO, NÃO?

Findo o evento, fiz o caminho de volta. E após sair da estação Brigadeiro, ouvi alguém gritar: Ô Baiana!!! É evidente que, involuntariamente olhei pra trás me perguntando como é que eu tinha sido descoberta no meio de tanta gente... Mas eram minha tia Célia e seu filho (meu afilhado) Maurício (meus anfitriões) me encontrando em plena av. Paulista. Quem foi que disse que São Paulo é uma cidade grande????

Agora estou me preparando para assistir My Fair Lady no teatro Alfa na companhia de Tia Célia e Maurício. Além disso, estou pestes a entrar na corrida de taxi mais cara da história da minha vida: o motorista cobrou R$ 90,00 para nos levar e nos trazer do teatro. Coisas de São Paulo.

Amanhã, vou às compras na 25 de março! Seja o que Deus quiser!!!

BEIJOCAS E TABOCAS...

Nenhum comentário: