sexta-feira, 9 de março de 2007

OUT BUSH DE TOPLESS


Acompanhei com algum interesse as manifestações anti-bush realizadas ontem, em São Paulo, durante a visita do presidente norte-amiricano ao Brasil. Embora os jornais de hoje dêem conta de que a passeata na Av. Paulista contou com cerca de 10 mil pessoas, as imagens transmitidas pela TV me deram a impressão de que foram apenas meia-dúzia de gatos pingados.
Pela mobilização deflagrada através de e-mails na internet, julgava que haveria mais gente nas ruas. A meu ver, a mobilização virtual não se materializou no plano real. Vamos combinar que é muito mais cômodo e fácil madar um e-mail numa lista de discussões do que ir até a Av. Paulista protestar e enfrentar a polícia.
Aliás, a atuação polícia merece um comentário à parte. A parca manifestação deu, a muitos policiais, a oportunidade de MOSTRAR SERVIÇO. Porque, quando se trata de reprimir manifestações de cidadãos civis, no uso de seus direitos de protestar seja contra um visitante mal-vindo ou sei lá o quê, a polícia PRENDE E ARREBENTA... ooops! Infelizmente não mostra a mesma competência quando se trata de proteger o cidadão brasileiro, comum e anônimo.
Voltando à manifestação e seus manifestantes, uma novidade me chamou a atenção: a participação de militantes (?) peladas. Uma em especial, se identificou para a imprensa como Janaína Bueno, 25 anos, modelo e atriz (?). Como meus amados e insanos leitores podem conferir na foto acima, a manifestante estava de topless e tinha várias palavras de ordem escritas pelo corpo, entre as quais, a expressão em inglês: OUT BUSH! Só não sei se alguém conseguiu reparar naquelas letrinhas, já que a exuberência da moça superava E MUITO o conteúdo da mensagem. Era como um outdoor cuja moldura chamava mais atenção do que o papel colado nela.
Sinal dos tempos. Segundo um amigo, houve um tempo em que Deus perguntava à mulher antes de nascer: você quer ser bonita ou militante? Pelo que foi observado na passeata contra Bush NÃO É MAIS ASSIM...
Comentando a cena com outro amigo, seguiu-se o seguinte diálogo:
- Tava escrito alguma coisa, é? O quê?
- OUT BUSH.
- Ah... Out o quê?
- Deixa pra lá.
BEIJOKAS AND TABOKAS

2 comentários:

Anônimo disse...

Fica Bush:
Se a combativa Janaina, modelo-manequim-atriz-etc., tirar a roupa quando de sua presença, volte sempre Bush.

Matilda Penna disse...

Pois, já não é mais assim, :).
Mudam e nem avisam, ora, ora...