sexta-feira, 23 de março de 2007

O FANIQUITO BLOQUEADO NA CHINA?



Meu queridíssimo professor de mestrado Cláudio Cardoso me mandou, já na madruga de hoje, um e-mail, informando que o blog Jornalismo & Internet do professor Marcos Palácios, um dos decanos da FACOM/Ufba, como ele mesmo definiu, foi BLOQUEADO na China. Ou seja: está entre os sites bloqueados pelo governo chinês. Como ele ficou sabendo disso? Existe na internet um teste chamado Great Firewall of China (tradução: Grande Muralha {de Fogo} da China) através do qual se pode verificar se um endereço na internet (URL) pode ser acessado na China.

Sabendo disso, fui CORRENDO, fazer o teste com O FANIQUITO. Sempre gostei de testes. Respondo todos até aqueles do tipo revista CAPRICHO: conheça agora o seu apetite sexual... Voltando à vaca fria, entrei lá no site do Great Firewall of China e digitei o endereço d'O Faniquito. E qual não foi a minha surpresa? Está BLOQUEADO também!!! De acordo com o próprio professor Palácios, razões para o bloqueio do blog Jornalismo & Internet os censores têm, pois eles têm reportado várias atitudes de violência contra a liberdade de expressão na China. Mas O Faniquito? Nem piada com chinês a gente conta! Nem de japonês, que é meio parecido... Sacanagem! Ops! Será que é permitido dizer sacanagem na China?

Aliás, meu vocabulário em chinês de limita ao cardápio do restaurante. Foi comendo nesses restaurantes que aprendi que Chop Suey não é marca de bebida. De qualquer forma, sou da geração de jornalistas anos 80. Acostumados com a repressão, desbundamos e despirocamos e hoje estamos tentando nos aprumar no mundo. Então só posso entender o BLOQUEIO ao Faniquito como um ELOGIO (aqui é pra dar risada, viu?). Afinal, o bloqueio d'O Faniquito na China eleva este blog chinfrim - cujo objetivo não é outro senão dar vazão às maluquices de uma mente insana e desocupada - pois o iguala ao blog Jornalismo & Internet (que, ao contrário deste, é um blog sério) do professor Palácios pelo qual tenho grande admiração (embora nunca tenha tido a honra de ser sua aluna). Vou comemorar o fato. Finalmente consegui entrar para a intelectualidade!!!


SAIONARA, ARIGATÔ, BONSAI

(ops! isso é chinês ou japonês?)

Um comentário:

Anônimo disse...

Amiga!
Sempre causando no jet set internacional e agora chinês!
Como você bem já disse, chique é bater na muralha!

Beijos!
Nil