segunda-feira, 20 de novembro de 2006

TEMPORADA DAS BALEIAS II




Elas estão de volta! Lindas e exibidas com seus graciosos saltos e acrobacias. São as BALEIAS JUBARTE. Cetáceo pelo qual os espiritualmente magros têm verdadeira ADORAÇÃO. A mesma veneração que os indianos têm para com as VACAS, os espiritualmente magros devotam às BALEIAS, sejam elas jubarte, azul, orca, cinzenta, minke, cachalote ou tantas outas que ainda existem por aí. Pois bem. Agora elas voltam a ser destaque nos notociários locais tendo em vista as suas aparições no nosso litoral, rumo à Abrolhos aonde terão os seus bebês.
Quanto mais conheco as baleias, mais me identifico com elas e acho que há um TERRÍVEL preconceito contra elas, já que a maioria das mulheres prefere se identificar com animais magros e esqueléticos... Então vejamos: assim como as baleias jubarte tenho um temperamento DÓCIL (exceto quando estou zangada). Também ADORO me exibir, IGUAL às baleias jubarte que ficam fazendo acrobacias dentro d'água. Só não nado assim tão bem. Outra característicia que me aproxima desses cetáceos extraordinários é a VOCALIZAÇÃO. Ah! Eu adoro CANTAR!

Não sei se os meus amados e insanos leitores sabem, mas a vocalização tem um papel importantíssimo na vida dos cetáceos, e nas baleias jubarte esse DOM é mais desenvolvido. Quem nunca ouviu falar em BALEÊS? Já teve até filme!
Prooocuuuranndo Neeeemoooo...
Durante a temporada reprodutuva, os machos cantam verdadeiras CANÇÕES para atrair as fêmeas e manter possíveis rivais afastados. É o AMOOOOOR!!!

Essas canções são compostas por uma variedade de sons que se repetem durante longos períodos e são diferentes para cada população e para cada estação reprodutiva. Um verdadeiro HIT PARADE! E olha que elas já têm até GRAVADORA! É que o canto das baleias jubarte vem sendo gravado pelo Instituto Baleia Jubarte desde 1995 com a ajuda de hidrofones. Tem muita gente por aí que canta e nunca gravou nem um CDZINHO!!! Avalie.com.br...

BEIJOCAS E TABOCAS CETÁCEAS!!!

Nenhum comentário: