terça-feira, 5 de setembro de 2006

MARATONA DO CARURÚ: SETEMBRO É O MÊS DA DOR DE BARRIGA

Mesmo quem já está acostumado, não escapa de ter pelo menos UMA dor de barriga no mês de setembro. Meus amados e insanos leitores não entenderam o porquê? Eu explico. Mal começa setembro e na Bahia, em Salvador particularmente, é dada a largada para a MARATONA DO CARURÚ. Teve carurú no sábado (dia 2) e no domingo (dia 3) e amanhã (QUARTA, dia 06) tem mais um. Até o dia 27, terei uma INTENSA AGENDA regada a muito dendê. Para quem não sabe, 27 de setembro é dia de SÃO COSME E SÃO DAMIÃO, os santos gêmeos. E, na Bahia, eles são cultuados com muitas festas, entre elas o tradicionalíssimo CARURÚ DE S. COSME E S. DAMIÃO.
Carurú é uma COMIDA RITUAL do Candomblé trazida da África para o Brasil na época da escravidão. Totalmente assimilada pelos brasileiros, faz parte do cardápio dos baianos. Quer ver uma coisa? Em Salvador todo mundo sabe que sexta-feira é dia de comida de azeite (carurú, vatapá, moqueca etc). Até nos restaurantes a peso a gente encontra esse RITUAL. Voltando ao Candomblé, o carurú ainda é chamado de COMIDA DE AXÉ. Portanto, quem come não tem apenas dor de barriga, mas também MUITO AXÉ.
Para ser mais sincera, comer carurú não é sinônimo de DOR DE BARRIGA, a não ser que a comida esteja estragada. E isso se dá com a ingestão de qualquer alimento deteriorado. O problema da DOR DE BARRIGA tem a ver com a intensidade da AGENDA DE CARURÚS... No mês de setembro, festa de Carurú é quase um programa OBRIGATÓRIO. Toda semana se tem pelo menos UM CONVITE. Qualquer aniversário, tem CARURÚ. E quem não é convidado para NENHUM CARURÚ no mês de setembro, é sinal de que caiu EM DESGRAÇA no seu meio social. Pode se considerar um EXCLUÍDO SOCIAL.

OS IBEJIS ACTA E PASSIO
Através de uma rápida pesquisa no Google, qualquer bicho de pé e pêlo – que não sabe quem são esses santos GÊMEOS – pode sair da ignorância. Eles eram orientais, exerciam a medicina no Mediterâneo do século V. Perseguidos por Deocleciano foram martirizados, como convém aos santos e como era MODA na época. Seus restos mortais foram levados à Roma e depositados numa igreja que tem seus nomes. São sincretizados com os IBEJIS do Candomblé, que são protetores das crianças e relacionados a tudo aquilo que se inicia, que brota. Além do carurú recebem como oferendas doces e balas. Podemos dizer então, que S. Cosme e S. Damião são ESPIRITUALMENTE MAGROS!
Dizem os relatos que eles eram originários da Arábia, mas de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram ACTA e PASSIO. Existem várias versões, mas nenhuma comprovada com fundamento histórico. Em uma das fontes, explica-se que eram dois irmãos, bons e caridosos que realizavam milagres. Na verdade, conforme eu disse, eles exerciam a medicina e, naquela época de ignorância e escuridão, qualquer coisa parecida com CIÊNCIA era taxada de MILAGRE, FEITIÇARIA e outras baboseiras. Aí os coitados foram PERSEGUIDOS. Alguns relatos afirmam que foram AMARRADOS e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e inimigos dos deuses romanos. Em outra versão, na primeira tentativa de morte, foram AFOGADOS, mas salvos por anjos. Na segunda, foram QUEIMADOS, mas o fogo não lhes causou dano algum. APEDREJADOS na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram DEGOLADOS. Ufa!

Finalmente atualizei, né? É que estive viajando, sem tempo para blogar nem me coçar! Logo vou postar as minhas peripécias em Sampa, com direito à fotos e TUDO MAIS!

BEIJOCAS E TABOCAS (com dendê)!

Um comentário:

Matilda Penna disse...

É, finalmente!
E, em setembro, rezo para meus erês me transformarem numa total e absoluta excluída social!
Eu detesto quiabos, não suporto quiabos, carurús me dão angústia, depressão, sindrome de pânico, crises de identidade.
Setembro é mês tormentoso, tenho um irmão, três sobrinhos e um cunhado nascidos em setembro e isso só na família próxima, imagina conhecidos?
Sempre penso em tirar férias e sair do estado em setembro, nada contra Cosme e Damião, espiritualmente magros, que também nem sou besta, mas tudo contra quiabos!
E já vi as referências ao Vozes na última página da Veja, uau!!!
Beijos, totalmente desquiabados, lógico, ainda bem que o vatapá me salva, que seria dos setembros sem o vatapá, ;).