terça-feira, 13 de junho de 2006

O MICO DA COPA

A cobertura da Rede Globo na Copa sobre a Alemanha está UM MICO SÓ. Minha amiga e gurua Arnild Van de Velde, conhecida yalorixá Mãe Nil de Eibergen diz que a comunidade brasileira na EUROPA está de cabelo em pé com as REPORTAGENS da dona Globo. Mostram a Alemanha como um país perfeito, onde tudo, ABSOLUTAMENTE TUDO funciona. Mas, será?
Teve uma reportagem sobre o TREM BALA, o qual a minha amiga pega sempre, que ela disse que só faltou morrer de rir, porque informava que os trens alemãs não atrasam NUNCA! Mentira, mentira, mentira... Eu mesma, quando estive na Alemanha indo de trem de Essen para Frankfurt, experimentei essa pontualidade alemã: um atraso de mais de uma hora! Aliás, os trens na Alemanha atrasam tanto que as autoridades já estão estudando a criação de uma INDENIZAÇÃO ESPECIAL para os passageiros. Isto é que é primeiro mundo!
A reportagem também disse que os funcionários da ferrovia são MUITO SIMPÁTICOS!?... Ai meu Deus!!! Que babaquice! Nunca vi gente mais MAL HUMORADA. Aliás, a primeira vez em que entrei num transporte coletivo na Alemanha tive a sensação de que havia morrido alguém importante e que TODOS estavam indo para o enterro. Deve ser o clima de COPA DO MUNDO que está transformado os funcionários das ferrovias alemãs em PESSOAS MUITO SIMPÁTICAS. Ou então é a BOA VONTADE da rede Globo que reforça a nossa cultura de terceiro mundo onde os trens não funcionam e os funcionários das ferrovias são mal humorados. Depois eles falaram sobre o brezeln. Para quem não sabe, o brezeln é um pão salgado todo trançado. É uma INSTITUIÇÃO ALEMÃ. Louro José chamou o brezeln de “pãozinho”. É a mesma coisa que chamar acarajé de bolinho de feijão.
Falta mais PRODUÇÃO, mais APURAÇÃO! E menos DESLUMBRAMENTO, gente! Cruz Credo!
Aliás, a falta de apuração GRASSA na imprensa brasileira.
A reportagem de capa da revista Veja dessa semana sobre a invasão dos Sem Terra ao Congresso Nacional. Deu vontade de VOMITAR! Como EDITORIAL, tudo bem. Mas como reportagem o texto descumpriu o PRINCÍPIO BÁSICO do jornalismo de ouvir TODAS as partes envolvidas. Acredito que ninguém concorda com a barbárie, com a invasão do Congresso, com o quebra-quebra, com a depredação do patrimônio público, etc. Mas a OBRIGAÇÃO da imprensa era no mínimo entrevistar os líderes do movimento que promoveu a invasão. NINGUÉM fez isto, nem a Veja, nem a Globo, nem as outras emissoras de Tv e jornais.
O problema é que desde o impeachement de Collor a imprensa pegou a mania de julgar e condenar as pessoas sumariamente. De lá pra cá piorou MUITO! Eles não estão mais julgando e condenando, tão mesmo é LINCHANDO em praça pública. Uma coisa medieval. Acho que a OPINIÃO da revista é IMPORTANTE, mas ela não pode ser colocada como uma verdade ABSOLUTA. Como uma análise deifinitiva dos fatos. A Veja fez isso. Aliás, não foi a primeira vez.

2 comentários:

Anônimo disse...

Amiga,

Anônimo disse...

Faiou!
Amiga,
A tabajarice continua...queria saber o que você tem a dizer sobre as visitas de Ronaldo ao Porcão...será ele o muso do "Fome Zero"?
bj!
Nil