sábado, 13 de maio de 2006

COMO VOVÓ JÁ DIZIA...


Outro dia ouvi a psicóloga Rosely Sayão dizer que “Mais do que respeitar os filhos, os pais devem educá-los”. Ora bolas! Pra mim isto é, como diria a minha avó: SINAL DOS TEMPOS! E já vai longe o tempo em que os filhos precisavam de psicólogo. Hoje em dia que quem precisa deles SOMOS NÓS, os pais. E o que é pior, precisamos deles para nos lembrar da nossa missão básica: educar os filhos...
Pertenço a uma geração de impotentes... Quando eu era pequena (na idade, porque no tamanho ainda sou), criança e nada era a mesma coisa... Não valia coisa alguma! Não tinha esse negócio de Direitos da Criança! Minha avó dizia assim: “menino, cachorro e tamanco, é tudo debaixo do banco...”
Quando eu fiquei mais velha, adolescente era palavrão... Para minha mãe essa era apenas mais uma PALAVRA DA MODA que ela não tinha a menor idéia do significado em nem tava com vontade de aprender. Não preciso nem dizer que não se tinha vez nem voz... A gente era rebelde, mas COM CAUSA... Pelo menos a gente achava que tinha.
Sempre pensava: quando tiver a minha casa, vou fazer o que eu quiser! Chegar à hora que quiser, comer a hora que eu quiser... Quando tiver um filho vou fazer assim, vou fazer assado. Não vou fazer isso, não vou fazer aquilo...
Quando finalmente me tornei adulta, pensei: chegou a minha vez de MANDAR! Mas que nada! Hoje TODOS têm direitos: criança, adolescente, idoso, até cachorro!
E eu? Só me lasco!

QUERO OS MEUS DIREITOS!
As mães de hoje são muito modernas, né? Queremos educar nossos filhos sem trauma, né? Queremos dar aos nossos filhos os direitos que não tivemos... Outro dia minha filha veio se queixar do professor... Disse que ele tinha sido grosseiro com ela. Aí, em vez de ir reclamar no colégio, como fazem a maioria dos pais (que não educam seus filhos e acham que a escola tem que resolver tudo sozinha) disse pra ela: Você acha seu professor grosseiro? Espere até ter um CHEFE!
Mas a psicóloga que citei no início já me absolveu: ela disse que é muito melhor o adolescente sofrer agora, sob a tutela dos pais, do que já adultos. Ela só confirma o que a minha avó já dizia: se os pais não ensinam, a VIDA ensina...

PAIS DOMESTICADOS
Eu sou da geração em que os filhos tinham medo da cara feia dos pais... Com apenas um olhar da minha mãe eu podia entender que estava encrencada ou que tinha feito algo que ela não aprovava... Hoje, os pais é que têm medo da cara feia dos filhos. Pode? Pois eu digo e repito: pra mim, naquele tempo como agora, CARA FEIA PRA MIM É FOME! Eu até acho que rebeldia é um lance legal. Acho bacana mesmo! Mas se não deixei meus pais botarem CABRESTO em mim não vai ser minhas filhas que vão botar, né não?

Me recuso a ser uma mãe domesticada!

BEIJOCAS E TABOCAS PARA TODAS AS MÃES!!!

Um comentário:

Matilda Penna disse...

Todos os direitos a você, mãe.
Feliz Dia das Mães.
Beijos, :).