sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

TUDO ZERADO, TUDO BEM

O contador do meu blog enlouqueceu. Caiu de 15 mil para 45??? Não entendi nada. Tava até me achando uma sub-celebridade, como esses novos BBBs, com um alto número de visitantes... mas agora não tenho mais como exibir essa audiência. Em todo caso, O Faniquito continua sendo um blog de prestígio com uma meia dúzia (de quatro ou cinco) de seguidores fiéis. São os meus queridos amados e insanos leitores. VIVA!!!! Eles comentam, palpitam e se divertem com minhas trapalhadas cotidianas. Então tá tudo certo, afinal, esse blog é apenas um diário de alguém que precisa desabafar. Alguns acham que é maluquice, super exposição desnecessária. Confesso que às vezes eu também acho isso. Mas, fazer o quê? Faz parte da minha personalidade. Desde menina escrevo diários nos quais converso comigo mesma. Escrever sempre foi uma necessidade para mim como pensar e respirar, comer, fazer xixi, etc... É algo natural. Era algo no estilo: meu querido diário... Era algo íntimo, mas não chegava a ser secreto. Afinal, sempre gostei de expor minhas ideias. E quando escrevia meus diários, tinha uma esperança secreta de que alguém lesse o que estava escrito nele, do contrário, não faria muito sentido. Compartilhar ideias, opiniões, informações e sentimentos sempre foi uma coisa apaixonante para mim. Contar histórias, então, nem se fala! Foi a partir daí que eu percebi que devia ser jornalista. E nunca mais me afastei dos textos.
O QUE APRENDI COM BLOGS
Em maio desse ano completo 4 anos de atividade initerrupta com O Faniquito. Ano que vem serão cinco anos. Mas deve ter mais que isso, afinal, comecei em outro servidor. Como era o nome mesmo? Era do UOL... Nem lembro mais. Tempo, tempo, tempo. Passa ligeiro como um rato atravessando a sala. O mais importante mesmo é que nesse tempo todo continuo a dividir minhas coisas com quem quer.
O blog é uma continuação dos meus diários que fazia desde quando tinha 13 anos de idade. Agora, prestes a completar 48, na próxima semana, vejo o quanto eu aprendi com o blog. Com o blog eu realizei meu desejo secreto de saber que outras pessoas estão lendo o que eu escrevi, ainda que, o que eu escrevi seja algo aparentemente íntimo, particular.
É tão bom quando alguém lê e comenta o que eu escrevi... É bom não, é ÓTIMO! Ainda que sejam sempre os mesmos queridos e insanos leitores de sempre. De vez em quando entra alguém novo... Aí é mais legal ainda. Meus amados e insanos dão dicas para novas postagens e são sempre uma fonte inspiradora para novos posts. É interessante ver como o blog se retroalimenta.
Mas o que aprendi com o blog. Aprendi e aprendo todos os dias a ser mais transparente. É um exercício. Não é fácil! Mas é gostoso. Aprendi também a ser mais coerente comigo mesma, ainda que seja contraditória ou paradoxal. Ainda que mude de ideia e de opinião. Porque mudar é bom e não ter medo de declarar isso é melhor ainda.
Compartilhar é outra coisa que aprendi. É gostoso compartilhar... Também não é fácil.
Se fosse definir três condições básicas necessárias para ter e manter um blog pessoal como o meu eu diria o seguinte:
  • Ser transparente
  • Ser coerente
  • Gostar de compartilhar
E TENHO DITO!

Um comentário:

Ernesto Marques disse...

Morrrrrrendo de saudades de você!!!

Beijão,


Ernesto