sábado, 28 de novembro de 2009

SACO NATALINO

Não sou Papai Noel, dezembro nem começou, mas eu já estou de SACO CHEIO. Neste momento estou mais uma vez em sala de aula. Mas confesso que não estou conseguindo me concentrar no que a professora está dizendo. Isso não é um demérito para ela. É um problema meu. Ela está dissecando um lead (primeiro parágrafo da matéria jornalística) como um professor de biologia disseca uma rã. E eu num tou com a mínima paciência para isso.
Além do mais, confesso que acho isso meio desnecessário. Mas ela diz que é importante refletir sobre a prática. Ossos acadêmicos do ofício. Depois de ter passado duas horas tentando me concentrar, desisti. Aula é como livro. Se um livro não lhe prender a atenção até o final do primeiro capítulo, dificilmente você conseguirar levar a leitura até o fim. Por isso, vamos ao post de hoje.
Quando resolvi fazer esse curso de pós-graduação o acerto era que as aulas seriam realizadas em fins de semanas alternados. Só que costumeiramente a Faculdade tem deixado embolar o calendário e, por motivos diversos, estamos tendo aula em fins de semana emendados. Ou seja: tivemos aula no fim de semana passado, estamos tendo nesse, e teremos no próximo.
Essa perspectiva de ficar três fins de semana sem descanso está me deixando profundamente irritada. Não estou conseguindo disfarsar. Até as pessoas que me conhecem pouco percebem. É como se eu estivesse carregando o saco vermelho do Papai Noel nas costas.
Mas isso não é fruto apenas do meu descontentamento com os fins de semana perdidos com aulas na faculdade. Tem uma LISTA de coisas enchendo meu saco...
Todo ano eu tento evitar. Mas essa correria de fim de ano me irrita profundamente. O calendário de confraternizações, a arrumação dos afetos e desafetos... Afff... Todos mundo quer confraternizar! E eu não vejo razão para isso. Me aborrece essa necessidade que as pessoas começam a ter no fim do ano de vestirem-se de branco e darem-se as mãos e cantarem unidas canções de paz e amor parecendo um comercial institucional.
Porque não fazem isso ao longo do ano? Porque tem que ser em dezembro? Todos no mesmo mês? Tenho tantas festas de confraternização para ir que, se elas fossem distribuídas ao longo do ano, ficaria pouquíssimos fins de semana em casa. Mas não. Tudo tem que ser no mesmo mês, na mesma semana, no mesmo dia. Ô ódio!
Mas outras coisas me afligem neste fim de ano. Ontem, meu médico ligou marcando a minha cirurgia para o dia 17, cancelando automaticamente minha viagem de fim de ano. Com isso também não conseguirei frequentar o último módulo da última disciplina que é, por incrível que pareça, a mais importante para mim. Não é irônico? Mais um item no meu saco natalino.
Para coroar, estou diante na iminência da minha filha caçula repetir o ano. Essa notícia é o que se pode chamar de a cereja do bolo. Não é algo que eu possa dizer que tenha sido uma surpresa. Pelas notas que ela vinha tirando ao longo do ano, eu já pressentia que isso poderia acontecer e vinha avisando a ela.
Agora, me vejo diante do dilema de pagar as CINCO recuperações que ela tem que fazer...

Português + Matemática + Ciências + História + Geografia = R$ 925,00

Se fosse uma corrida de cavalos, pagar essas recuperações seria como fazer uma aposta alta num
cavalo que está em último lugar no páreo e que durante todo o campeonato não conseguiu ganhar nenhum a corrida. Nem chegou perto da meta! Outro aspecto é: se ela conseguir passar e concluir a 8ª série, ela terá capacidade e amadurecimento iniciar com segurança o ensino médio ou estarei apenas adiando o problema? Afinal, eu posso pagar a escola, mas não posso fazer o curso por ela...

Enquanto isso... Na sala da justiça...

Meu velho pai emplaca mais um Natal. Em 2008, nós passamos o natal com ele na Unidade Semi Intensiva do Hospital Aliança e, pouca gente apostava que ele veria mais um Natal. Entretanto, Deus nos deu essa bênção. E ele vai emplacar 2010. Quem diria!
Apesar do meu SACO CHEIO, fico feliz e agradeço a Deus por isso!

Um comentário:

Rosi disse...

Oi Suely !!!

Olha ...
Complicado esse lance da sua filhota.
Lembro que uma vez , quando fiquei de recuperação nos 4 bimestres de Matemática e FÍSICA ...rs ... Virei para minha mãe e falei : " Não quero fazer recuperação, vou me matar de estudar , mas é muita coisa, não tenho como passar . Você vai viajar e eu quero ir junto".
Minha mãe ofereceu um professor particular para ficar comigo as férias inteira, mas eu recusei. Sabia dos meus limites.
O ensino médio , não é brincadeira, né?
O que será que ela anda pensando sobre isso ?
Será que ela QUER TENTAR ???
Beijinhos