sexta-feira, 20 de novembro de 2009

DE OLHOS ABERTOS

Estou na unidade cirúrgica do DayHorc, no Hospital da Bahia acompanhando minha tia numa cirurgia de catarata. Acabei de presenciar uma situação interessante. Ela tava muito nervosa. É idosa, tem 75 anos e morre de medo de médico, como qualquer pessoa normal.
Para fazer a cirurgia ela teve que assinar vários documentos, no mínimo, interessantes:
* um termo eximindo os anestesistas de responsabilidade,
* um outro eximindo o oftalmologista de respondabilidade,
* um outro documento se comprometendo a NÃO pedir reembolso do plano de saúde. É que a lente da catarata custa mais de 2 mil reais e o plano só cobre 600 contos.
É interessante perceber como a medicina está cientificamente avançada e tão desumanizada. Ou seja: o paciente não estuda medicina, mas assina um termo se responsabilizando por tudo o que vier acontecer com ele durante e após o ato cirúrgico. E paga o plano de saúde mas tem que abrir mão do reembolso de suas despesas...

Tudo isso é feito na hora em que o paciente está mais frágil. Afinal não é todo dia em que operamos o olho. Acontece que os médicos operam dezenas de olhos por dia. Então isso para ele é corriqueiro. Mas isso não dá o direto de tratarem este fato como corriqueiro, afinal cada pessoa só tem dois olhos!
O mundo realmente está de pernas para o ar! É preciso ficar de olhos bem abertos!

Nenhum comentário: