segunda-feira, 10 de julho de 2006

LAGOA DA CONFUSÃO SEM CONFUSÃO

Lagoa da Confusão é um FIM DE MUNDO. Mas um fim de mundo ECOLÓGICO. Ou seja: lá não há nada para se fazer a não ser pescar no rio, nadar na lagoa, observar a natureza e ver a vida passar... Isto para quem está de férias como eu. Porque, creia você ou não, meu magnífico leitor, há gente que trabalha (MUITO!) e estuda naquele lugar sem trânsito engarrafado, sem poluição sonora, sem a correria nossa de cada dia. Dá pra entender?
Como meus MAGNÍFICOS leitores já sabem, Lagoa da Confusão fica no estado do Tocantins que foi criado com a metade do território que era de GOIÁS. Pois bem. É lá que mora o meu cunhado, o Pastor Cirilo da Igreja Presbiteriana do Brasil, com sua família: a mulher Jussilene e os filhos Ciro (13), Caio (11) e Anne (8). Aliás, Cirilo é o ÚNICO pastor POBRE que eu conheço... Talvez porque o seu maior interesse seja mesmo pregar o Evangelho e cuidar das ovelhas de Deus.
Atualizar o blog de lá foi IMPOSSÍVEL já que na cidade inteira deve haver apenas uma meia dúzia de quatro ou cinco computadores com acesso à internet. Mas não se enganem meus amados e desocupados leitores, que não se trata de POBREZA. Lagoa da Confusão é um município próspero, aonde se produz grande parte da COMIDA desse país: ARROZ, FEIJÃO, SOJA para citar as mais votadas. Além de comida isso são COMMODITIES... Apenas não há por lá essa cultura de internet. Só para vc ter uma idéia, lá NÃO EXISTEM LAN HOUSES.
Turisticamente falando, Lagoa da Confusão faz parte do ROTEIRO DE ÁGUAS do Tocantins, cuja alta estação ocorre entre os meses de junho e setembro. Este circuito compreende também os municípios de Formoso do Araguaia, Araguacema e Ceseara. Não preciso nem dizer que a flora e a fauna do lugar são EXUBERANTES já que estamos falando de uma região de transição entre o cerrado e a floresta amazônica ABUNDANTEMENTE servida por rios, cursos d'água de toda espécie habitados por SABOROSOS tucunarés, ASSUSTADORES jacarés, AFOITAS piranhas e mais um incontável número de seres vivos das mais variadas espécies da terra, água e ar.
Além dos bichos aquáticos lá também é possível se ter uma convivência mais ESTREITA com outros animais como a preguiça, a anta e o tamanduá, além de macacos de todo tipo. Os pássaros são um espetáculo à parte! Nada daqueles passarinhos pequenininhos que a gente está acostumado a ver na cidade. Tuiuiús, garças e outros emplumados cujos nomes eu não sei, pescam DESPUDORADAMENTE ao nosso lado o peixe deles de cada dia.
Aliás, pescar no Tocantins é um esporte interessante. Em Lagoa da Confusão é a ÚNICA coisa que se tem pra fazer além de observar a natureza. A quantidade de peixes é tão IMPRESSIONANTE que a gente não precisa nem de isca, basta fazer psiu...
Cansei...
Depois escrevo mais!
BEIJOCAS E TABOCAS

2 comentários:

Matilda Penna disse...

Imagino que férias maravilhosas você teve nesse lugar onde a única confusão é a da natureza exuberante e imagino você fazendo psiu para os peixes, coisa mais linda, nossa!
beijos, :).

Suely Temporal disse...

Fazendo psiu só não! Até piscando o olho pra eles... Vc precisava ver a minha intimidade com a natureza...